terça-feira, 25 de novembro de 2014

Vivendo de música: 15 anos lecionando “o sol que faltava” às pessoas

Professor dá aulas há 15 anos (Foto e texto: Joel Horácio)
Vinícius Henrique Ferreira, 32, dá aulas desde os 17. A música é uma paixão que descobriu cedo, aos 10, e logo começou a estudar. Teve como seu primeiro instrumento o violão clássico, cursando aulas promovidas gratuitamente pela prefeitura de Piracicaba, com duração de dois anos. Após o período, Vinícius ingressou em uma escola particular para continuar com o violão: foi aí que conheceu o violoncelo. Estudou os dois juntos, inicialmente fazendo gratuitamente aula de violoncelo com uma conhecida.

Tempos depois, conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola de música piracicabana e seguidamente conseguiu entrar no Conservatório de Tatuí. Além disso, estudou composição na Unicamp (Campinas) e concluiu o curso de licenciatura na área na mesma instituição.

“Quando eu era moleque, tive a ideia de divulgar nos condomínios e prédios da cidade minhas aulas a preço acessível e aí formei turmas, as quais tinham aula comigo nos salões dos próprios condomínios”, comenta o professor. Atualmente Vinícius Ferreira ministra aulas em dois projetos da prefeitura de Limeira: a Escola Livre de Música e no centro comunitário Morro Branco. Também é professor na escola de música Villa Jazz e dá aulas particulares.

Em se tratando de ex-alunos, o experiente professor conta que houve vários que tiveram melhora na postura e no pensamento não só na música, mas para a vida. “Tive alunos que mal sabiam ler quando entraram no [projeto] Guri. Hoje prestam vestibulares, ganham bolsas, entram em Tatuí, Unicamp. É um trabalho que ia muito além da música. Estimulávamos a leitura e o estudo. Diria que 50% dos alunos que entraram lá tiveram uma grande mudança de mentalidade. Também tenho ex-alunos que tocam profissionalmente, que já montaram suas bandas para tocar em casamentos, ganhar seu dinheiro”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário